sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Inovação e quebra de paradigmas - Palestra Walter Longo

Walter Longo encerra o Forum Mundial de Inovação em 2007 falando sobre "A inovação na Comunicação" - O impacto da revolução tecnológica no relacionamento com o consumidor.



Walter longo, 57 anos, é mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm – holding formada pela associação de Roberto Justus e Grupo WPP.

Walter Longo é membro de vários conselhos de empresas de telecomunicações, articulista de múltiplas publicações além de autor, entre outros, do livro "Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência de explicar - Ed. Atlas".

Li recentemente uma entrevista com ele para a revista HSM Managenement em que ele falava sobre o novo Marketing baseado no tripé informação, interatividade e entetenimento entendendo a dinâmica vivida no mundo dos negócios atualmente ele classifica que estamos vivendo um tesarac(palavra criada pelo escritor Shel Silverstein para descrever uma "dobra na história, um momento em que se destroem os paradigmas -sociais, culturais, econômicos- e colocam-se outros no lugar. Enquanto o tesarac está ocorrendo, a sociedade mergulha no caos e na confusão, até que uma nova ordem a recomponha. A Renascença e a Revolução Industrial são dois exemplos de tesarac anteriores." Como ele salienta o problema principal do marketing não é mais chegar aos consumidores, e sim obter sua atenção.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Identidade Visual 2




Cardápio feito para o Restaurante e Bar Questão de Gosto. O estabelecimento já possuía marca, o único pedido era para criar um cardápio com o astral do bar.

Tuudo - O Sabão em Pó que é Tuudo de bom!!!

Foi o primeiro produto criado por mim que ganhou forma, embalagem, plano de marketing, jingle. Foi uma atividade na disciplina Português 3 no 3º Período de Publicidade e Propaganda. Tínhamos que criar um produto de qualquer segmento e fazer do jingle uma paródia. O resultado está abaixo. Parodiamos a música "bolha de sabão" do Babado Novo, de acordo com a preferência do universo do nosso público-alvo.

Voz: Tita Amorim
Arranjo: Júnior Mesquita
Criação e direção: Djalma Ferreira




Legal criar a campanha e o produto, minha esposa está desenvolvendo a fórmula para lançarmos no mercado. Bom campanha pronta já tem. As embalagens, as bolhas e o lençol branco foram modeladas no programa 3D Maya por Ari Arauto.

Produto: Sabão em Pó Tuudo
Criação: Djalma Ferreira

PERSONAGEM E PEÇA BZZZ










Esse foi um dos mosquitos criados para campanha. Ao lado página dupla de revista.



Produto: BZZZ
Direção de Arte: Djalma Ferreira, George Farias;
Redação: Djalma Ferreira, Clayton Cabral;
Atendimento: Marília Selva.

BZZZ a luz azul que mata.

Os professores de publicidade e propaganda adoram testar até onde vai nossa desenvoltura e criatividade para lidar com briefings complexos e produtos malucos, como se tivesse saído do livro de invenções do professor pardal (nossa fui longe). Foi o caso desse produto, o BZZZ. Se tratava de um produto com uma luz azul que atraía os insetos e os matava com choque ao tocar na lâmpada. Vela de angiroba nada, o bom é o B ZZZ. O produto era destinado a quem acampava e não muito para a cidade. O público era variado, pais, adolescentes...
No brainstorm muitas ideias... depois de muita falação decidimos imaginar como seria a visão do inseto ao se deparar com a luz azul emitida pelo aparelho. Comparamos com o filme A Vila (The Village - Trailer do ditetor M. Night Shyamalan) e a luz azul era cor proibida ou melhor que espantava pra longe os mosquitos e moscas. Criei alguns insetos (mosca e mosquitos) para incorporar melhor o drama criado. O resultado está acima.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

VT ONG


A atividade foi realizada para atender a disciplina: Técnicas de Rádio, TV e Cinema 1 (RTVC 1).

Criação: Djalma Ferreira e Vinícius Lopes;
Direção: Djalma Ferreira;
Edição e finalização: Djalma Ferreira e Ari Arauto.
Trilha: Pink floyd Wish you were here
Briefing
: ONG Gestos, sensibilizar as pessoas sobre a homofobia no país.
P.S.: As pessoas que aparecem no vídeo são tipos comuns, utilizadas para compor o "monstro" do VT. A ideia é - o problema está inserido não só em uma classe específica e estereotipada da sociedade e sim no meio comum, de pessoas comuns em situações comuns.

Identidade Visual 1

Identidade visual para um amigo Professor de Geografia Gustavo Borges. Marca e capa para apostila. Aeee Gustavo.

Aqui foi criada toda a identidade visual para MC Associados Bureau Contábil (da marca ao layout do site)

Trabalho feito para o concurso e site Diálogos Universitários em 2007.2.

Criação: Djalma Ferreira

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

TEXTO DE APOIO FORD KA

O Ford KA está de cara, roupa, tudo novo. Com design totalmente arrojado e com linhas marcantes, o novo Ford KA ESTÁ AINDA MAIS IRRESISTÍVEL.
Além do prazer que ele proporciona ao dirigir, amadureceu e ganhou espaço, e que espaço! Ambiente interno MAIS AMPLO cabendo cinco pessoas confortavelmente, bancos com apoio lateral nos encostos e assentos, porta-malas com capacidade para 263 litros e botão para abertura no painel, mais facilidade de carga e descarga.
Tecnologia inovadora, motor Ford Roçam, nas versões 1.0L Flex, corrente de distribuição, faróis de policarbonato (mesmo material utilizado em aviões). Já vem com antena com pré-disposição para som, parabrisas com três lâminas (duas de vidro e uma de silicone), uma maravilha. Sem falar que era tudo que você esperava ver num carro, agora você vê no FORD KA.

Novo Ford KA

Produto: Novo Ford KA
Direção de Arte: Rita Santos
Redação: Djalma Ferreira
Mídia e produção: Jéssica Bezerra
Atividade para disciplina Agência Laboratório 1

Vai uma paçoca aí?

Peça: PAÇOKINBOX
Criação: Djalma Ferreira
Briefing: Aqui teríamos que dar outra função a caixa de fósforo adaptando um produto ou criando um produto para disciplina de Direção de arte 2. O cartaz fala por si.

Campanha MANDACARU MOTOR







Essa campanha foi muito grande, aqui estão apenas algumas peças dessa atividade para a conclusão do curso de Redação Publicitária 3. Divulgação da nova linha constellation na Madacaru Motor.
Direção de arte: Djalma Ferreira;
Redação: Vinícius Lopes e Djalma Ferreira.

Campanha Parmalat 500ml

Campanha para o lançamento do Leite Parmalat Single de 500ml para disciplina de Redação Publicitária 3.
Público alvo: pessoas solteiras.

Direção de Arte: Djalma Ferreira;
Planejamento/Mídia: Marília Selva;

Redação: Djalma Ferreira, Clayton Cabral.

Campanha Dan'up Banana e Laranja. Isso mesmo babana e laranja!




Atividade para disciplina Redação Publicitária 3. Lançamento de um produto fictício Dan'up Banana e laranja. Peças nas seguintes mídias: Revista página dúpla, outdoor e idealização da embalagem.
Direção de Arte: Djalma Ferreira
Redação: Djalma Ferreira e Cleyton Cabral

Carnaval 2009




Troça Carnavalesca "A vida é Maravilhosa!" 2009. Quinto ano.
Criação: Djalma Ferreira e Belle Marquez.

O layout na camisa foi criado baseado na gola do Maracatu Rural. Este ano seu homenageado foi Mestre Salu, falescido ano passado.
O símbolo central foi idealizado pela talentosa Belle Marquez. A pintura do símbolo, usando photoshop, seguindo as cores do desenho original. O bunner foi feito para divulgação por e-mail. A troça sai todo domingo de carnaval do Alto da Sé em Olinda. Este ano saírá às 11h do dia 22.02.09. Imperdível.

Algumas crianças gostariam que seus pais fossem animais.



Curto bastante comerciais de ONGs, aqui vai um que acabei de receber por e-mail.

Campanha para PARRAXAXÁ

Outbus desenvolvido para o Restaurante Parraxaxá na disciplina Atendimento Publicitário 2. Detalhe, o ônibus vetorizado feito CorelDRAW

Produto: Restaurante Parraxaxá
Criação: Djalma Ferreira.

Mídia Alternativa desenvolvida para o restaurante Parraxaxá na disciplina Atendimento Publicitário 2

Produto: Restaurante Parraxaxá
Direção de arte: Djalma Ferreira
Redator: Djalma Ferreira.

Backbus idealizado para o restaurante PARRAXAXÁ em solicitação a disciplina Atendimento Publicitário 2


Produto: Restaurante Parraxaxá
Direção de Arte: Djalma Ferreira
Redator: Djalma Ferreira.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Estabelecendo a lembrança da marca da escola

Retirado de: http://marcaseducacionais.blogspot.com/2006/11/estabelecendo-lembrana-da-marca-da_24.html











O que sentimos ao lembrar dessas marcas?


A lembrança da marca aumenta de acordo com a familiaridade e mediante exposição repetida. Embora essa exposição seja mais eficaz para o reconhecimento da marca do que para a lembrança espontânea da marca também significa que, quanto mais um aluno "experimentar" a marca por vê-la, ouvi-la ou por pensar nela, maior será a possibilidade de esta marca ficar registrada em sua memória. Assim, qualquer ação que o gestor faça para que os possíveis alunos vejam o nome, o símbolo, o logo, um personagem ou um slogan da marca de sua instituição de ensino pode aumentar a familiaridade e a lembrança da marca educacional.


Apesar de essa repetição aumentar a força de gravar a marca na memória, é fundamental que ela seja reconhecida pelos serviços oferecidos. Uma instituição tradicional, com anos de mercado, precisa ser reconhecida como tal. Para reforçar a lembrança é bem interessante criar um slogan ou um jingle que combine a marca com os seus atributos. Tudo isso ajudará a a criar nas pessoas um elo de ligação entre a observação da imagem e os sentimentos que elas despertam.
Muitos profissionais de marketing tentaram criar uma lembrança de marca por meio de propaganda agressiva. O problema desse tipo de abordagem é que ela é incapaz de criar uma ligação emocional com a marca , visto que o serviço prestado não é coerente com o seu posicionamento e com os atributos da marca, o que acaba por inibir a lembrança da marca.
As crenças dos atributos e nos benefícios da marca podem ser formados nos alunos, nos pais dos alunos, da comunidade, enfim de todas as pessoas envolvidas com a escola, da seguinte forma:
Os atributos da marca são os aspectos descritivos que caracterizam o serviço ou produto oferecido. Por exemplo: Ética, Cidadania e Responsabilidade Social podem ser atributos de uma Instituição de Ensino (desde que ela tenha realmente esses atributos) o que jamais pode ser feito é criar atributos. Os atributos devem ser realçados, pois entende-se que ele já faz parte da marca.
Os benefícios da marca são os valores e os significados pessoais que as pessoas vão relacionar aos atributos da marca.
Geralmente, a fonte de informação que cria os mais fortes atributos da marca e associações de benefícios é a experiência direta. E esse tipo de informação pode ser particularmente influente nas decisões dos alunos, desde que eles consigam interpretar suas experiências com precisão.
Quando uma pessoa sabe exatamente o que esperar de um produto ou serviço por causa de uma experiência anterior é uma razão comum para a escolha de uma determinada marca.
Mas, o que sentimos quando entramos em contato visual com as marcas acima? Elas dizem alguma coisa?
Claro, elas dizem para nós as experiências que tivemos com ela. Seja ela positiva ou negativa. E essa experiência vai fazer com que a gente sinta um impulso de contar para nossos amigos, principalmente se a experiência que tivemos não tenha sido boa. Pesquisas revelam que quando a gente tem uma experiência positiva com um produto ou serviço nós contamos para 04 pessoas. Se a experiência for negativa contamos para 16 pessoas. Então, antes de estabelecer uma lembrança da marca da escola é fundamental fazer uma análise profunda de todos os procedimentos que a escola tem adotado para não passar uma falsa idéia e com isso estabelecer uma lembrança negativa e não positiva.
Adaptado do livro Gestão Estratégica de Marcas - Kevin Keller

Por que criatividade?

Encontrei esse artigo em: http://criatividadeaplicada.com/2007/01/27/por-que-criatividade/
Publicado em January 27, 2007
Categorias:
Criatividade, Princípios e Conceitos |
A criatividade se tornou uma habilidade essencial em todos os campos da atividade humana como artes, ciências, indústria, comércio, governo e nas relações entre pessoas, organizações e nações. Sob certos aspectos, podemos dizer que criatividade é a fuga da maneira habitual e rotineira de fazer as coisas.
No âmbito individual esta fuga se torna necessária quando o nosso trabalho se mostra pouco inteligente, repetitivo e monótono. No ambiente dos negócios, quando os problemas se tornam crônicos e as soluções usuais já não mais funcionam, ou quando nossos produtos e serviços se tornam ultrapassados e perdem competitividade. No âmbito nacional, o futuro de nossa sociedade requer idéias corajosas e inovadoras para tratar importantes questões sociais, econômicas e ambientais ainda não equacionadas e causadoras de pobreza, injustiças, conflitos e insegurança.
A inovação nasce do questionamento de hábitos e atitudes tradicionais que não mais funcionam, da exploração de novos métodos, da aceitação de desafios e da decisão de correr os riscos da mudança. Se você como líder, gerente ou educador, tem responsabilidades por outras pessoas, não pode negligenciar o dever de ajudá-las a desenvolverem sua capacidade criativa. Isto implica em:
  • ajudá-las a sair da zona de conforto da rotina diária e ter coragem de enfrentar o novo;
  • orientá-las na compreensão do processo criativo e como desenvolver suas habilidades para solução de problemas;
  • criar um ambiente que valoriza as idéias inovadoras e as contribuições para melhoria do desempenho da organização.
Todo sucesso criativo que obtive foi devido à minha crença que o poder criativo pode ser aumentado pelo esforço, e que há meios pelos quais podemos orientar nosso pensamento criativo (Alex Osborne, Your Creative Power: How to use your imagination to brighten life).