sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Por que criatividade?

Encontrei esse artigo em: http://criatividadeaplicada.com/2007/01/27/por-que-criatividade/
Publicado em January 27, 2007
Categorias:
Criatividade, Princípios e Conceitos |
A criatividade se tornou uma habilidade essencial em todos os campos da atividade humana como artes, ciências, indústria, comércio, governo e nas relações entre pessoas, organizações e nações. Sob certos aspectos, podemos dizer que criatividade é a fuga da maneira habitual e rotineira de fazer as coisas.
No âmbito individual esta fuga se torna necessária quando o nosso trabalho se mostra pouco inteligente, repetitivo e monótono. No ambiente dos negócios, quando os problemas se tornam crônicos e as soluções usuais já não mais funcionam, ou quando nossos produtos e serviços se tornam ultrapassados e perdem competitividade. No âmbito nacional, o futuro de nossa sociedade requer idéias corajosas e inovadoras para tratar importantes questões sociais, econômicas e ambientais ainda não equacionadas e causadoras de pobreza, injustiças, conflitos e insegurança.
A inovação nasce do questionamento de hábitos e atitudes tradicionais que não mais funcionam, da exploração de novos métodos, da aceitação de desafios e da decisão de correr os riscos da mudança. Se você como líder, gerente ou educador, tem responsabilidades por outras pessoas, não pode negligenciar o dever de ajudá-las a desenvolverem sua capacidade criativa. Isto implica em:
  • ajudá-las a sair da zona de conforto da rotina diária e ter coragem de enfrentar o novo;
  • orientá-las na compreensão do processo criativo e como desenvolver suas habilidades para solução de problemas;
  • criar um ambiente que valoriza as idéias inovadoras e as contribuições para melhoria do desempenho da organização.
Todo sucesso criativo que obtive foi devido à minha crença que o poder criativo pode ser aumentado pelo esforço, e que há meios pelos quais podemos orientar nosso pensamento criativo (Alex Osborne, Your Creative Power: How to use your imagination to brighten life).

Nenhum comentário:

Postar um comentário