sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Estabelecendo a lembrança da marca da escola

Retirado de: http://marcaseducacionais.blogspot.com/2006/11/estabelecendo-lembrana-da-marca-da_24.html











O que sentimos ao lembrar dessas marcas?


A lembrança da marca aumenta de acordo com a familiaridade e mediante exposição repetida. Embora essa exposição seja mais eficaz para o reconhecimento da marca do que para a lembrança espontânea da marca também significa que, quanto mais um aluno "experimentar" a marca por vê-la, ouvi-la ou por pensar nela, maior será a possibilidade de esta marca ficar registrada em sua memória. Assim, qualquer ação que o gestor faça para que os possíveis alunos vejam o nome, o símbolo, o logo, um personagem ou um slogan da marca de sua instituição de ensino pode aumentar a familiaridade e a lembrança da marca educacional.


Apesar de essa repetição aumentar a força de gravar a marca na memória, é fundamental que ela seja reconhecida pelos serviços oferecidos. Uma instituição tradicional, com anos de mercado, precisa ser reconhecida como tal. Para reforçar a lembrança é bem interessante criar um slogan ou um jingle que combine a marca com os seus atributos. Tudo isso ajudará a a criar nas pessoas um elo de ligação entre a observação da imagem e os sentimentos que elas despertam.
Muitos profissionais de marketing tentaram criar uma lembrança de marca por meio de propaganda agressiva. O problema desse tipo de abordagem é que ela é incapaz de criar uma ligação emocional com a marca , visto que o serviço prestado não é coerente com o seu posicionamento e com os atributos da marca, o que acaba por inibir a lembrança da marca.
As crenças dos atributos e nos benefícios da marca podem ser formados nos alunos, nos pais dos alunos, da comunidade, enfim de todas as pessoas envolvidas com a escola, da seguinte forma:
Os atributos da marca são os aspectos descritivos que caracterizam o serviço ou produto oferecido. Por exemplo: Ética, Cidadania e Responsabilidade Social podem ser atributos de uma Instituição de Ensino (desde que ela tenha realmente esses atributos) o que jamais pode ser feito é criar atributos. Os atributos devem ser realçados, pois entende-se que ele já faz parte da marca.
Os benefícios da marca são os valores e os significados pessoais que as pessoas vão relacionar aos atributos da marca.
Geralmente, a fonte de informação que cria os mais fortes atributos da marca e associações de benefícios é a experiência direta. E esse tipo de informação pode ser particularmente influente nas decisões dos alunos, desde que eles consigam interpretar suas experiências com precisão.
Quando uma pessoa sabe exatamente o que esperar de um produto ou serviço por causa de uma experiência anterior é uma razão comum para a escolha de uma determinada marca.
Mas, o que sentimos quando entramos em contato visual com as marcas acima? Elas dizem alguma coisa?
Claro, elas dizem para nós as experiências que tivemos com ela. Seja ela positiva ou negativa. E essa experiência vai fazer com que a gente sinta um impulso de contar para nossos amigos, principalmente se a experiência que tivemos não tenha sido boa. Pesquisas revelam que quando a gente tem uma experiência positiva com um produto ou serviço nós contamos para 04 pessoas. Se a experiência for negativa contamos para 16 pessoas. Então, antes de estabelecer uma lembrança da marca da escola é fundamental fazer uma análise profunda de todos os procedimentos que a escola tem adotado para não passar uma falsa idéia e com isso estabelecer uma lembrança negativa e não positiva.
Adaptado do livro Gestão Estratégica de Marcas - Kevin Keller

Por que criatividade?

Encontrei esse artigo em: http://criatividadeaplicada.com/2007/01/27/por-que-criatividade/
Publicado em January 27, 2007
Categorias:
Criatividade, Princípios e Conceitos |
A criatividade se tornou uma habilidade essencial em todos os campos da atividade humana como artes, ciências, indústria, comércio, governo e nas relações entre pessoas, organizações e nações. Sob certos aspectos, podemos dizer que criatividade é a fuga da maneira habitual e rotineira de fazer as coisas.
No âmbito individual esta fuga se torna necessária quando o nosso trabalho se mostra pouco inteligente, repetitivo e monótono. No ambiente dos negócios, quando os problemas se tornam crônicos e as soluções usuais já não mais funcionam, ou quando nossos produtos e serviços se tornam ultrapassados e perdem competitividade. No âmbito nacional, o futuro de nossa sociedade requer idéias corajosas e inovadoras para tratar importantes questões sociais, econômicas e ambientais ainda não equacionadas e causadoras de pobreza, injustiças, conflitos e insegurança.
A inovação nasce do questionamento de hábitos e atitudes tradicionais que não mais funcionam, da exploração de novos métodos, da aceitação de desafios e da decisão de correr os riscos da mudança. Se você como líder, gerente ou educador, tem responsabilidades por outras pessoas, não pode negligenciar o dever de ajudá-las a desenvolverem sua capacidade criativa. Isto implica em:
  • ajudá-las a sair da zona de conforto da rotina diária e ter coragem de enfrentar o novo;
  • orientá-las na compreensão do processo criativo e como desenvolver suas habilidades para solução de problemas;
  • criar um ambiente que valoriza as idéias inovadoras e as contribuições para melhoria do desempenho da organização.
Todo sucesso criativo que obtive foi devido à minha crença que o poder criativo pode ser aumentado pelo esforço, e que há meios pelos quais podemos orientar nosso pensamento criativo (Alex Osborne, Your Creative Power: How to use your imagination to brighten life).